Marcadores

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Dicionário - 8º ano

Dicionário

ADN:

Ácido desoxirribonucléico. Moléculas em forma de hélice dupla, situadas nos cromossomos. São o código para a produção de todas as proteínas e substâncias químicas que determinam as inúmeras funções do organismo vivo.

AIDS:

Sigla em inglês da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, provocada pela ação do vírus HIV.

ANTICORPOS:

Substância produzida pelo organismo, para neutralizar e eliminar os antígenos. O organismo produz um tipo de anticorpo para cada tipo de antígeno.

ANTÍGENO:

São os agentes invasores do corpo. Qualquer elemento estranho que entre no corpo, provocando a reação imediata do sistema de defesas.

ARN:

Ácido ribonucléico. Moléculas em forma de hélice simples, situadas fora dos cromossomos , que têm a função de transportar as mensagens genéticas, além de atuar na síntese das proteínas.

ARTÉRIAS:

Vasos que levam o sangue para fora do coração. Em geral, levam o sangue oxigenado (arterial) – exceto quando vão para os alvéolos do pulmão; neste caso transportam sangue rico em gás carbônico (venoso). As artérias não possuem válvulas , pois a força do impulso dado à corrente sanguínea pelo coração, impede o sangue volte atrás.

ASSINTOMÁTICOS:

Pessoa infectada por um agente infeccioso (microorganismo, toxina, etc), mas que não apresenta nenhum sintoma da doença provocada por ele.

CANAIS DEFERENTES :

Pequenos dutos (são dois) que vão dos testículos à próstata, onde passa o sêmem durante a ejaculação.

CAPILARES:

Tanto as artérias quanto as veias, nos seus extremos, (nos alvéolos e nos tecidos do corpo) se tornam finíssimas (como cabelos) e se juntam, possibilitando a circularidade da corrente sanguínea. Nos capilares é que ocorrem as trocas de substâncias com as células.

CÉLULA:

Unidade básica da vida, que contém cromossomos e fábricas de proteínas, entre outros elementos.

CLITÓRIS:

Pequena protuberância sensível e erétil (que fica enrijecida), localizada acima do orifício vaginal; local de grande excitação. Tem a mesma origem embrionária do pênis.

CORPOS CAVERNOSOS :

Tecido esponjoso localizado dentro do pênis; enche-se de sangue quando há excitação, fazendo-o aumentar de volume e enrijecer-se.

CROMOSSOMOS:

Filamentos localizados no núcleo das células, que contém ADN; os humanos possuem 23 pares(46), metade herdada do pai e metade da mãe.

ESPERMA:

Líquido leitoso, espesso e viscoso, contendo os espermatozóides e os elementos necessários à sua manutenção, antes da fecundação.

EPIDEMIA :

Desenvolvimento de uma doença infecciosa e transmissível que atinge um grande número de pessoas, ao mesmo tempo, em determinado meio.

ESPERMATOZÓIDES:

Células masculinas de reprodução, com 23 cromossomos, formadas por um corpo ovóide, ligeiramente pontudo, e uma cauda (flagelo), cujos movimentos são responsáveis pela sua locomoção. Os espermatozóides são produzidos nos testículos e armazenados no epidídimo(ambos na bolsa escrotal), de onde só saem no momento da ejaculação.

FAGOCITOSE:

Meio pelo qual os macrófagos e outras células de defesa envolvem e neutralizam os antígenos.

GENES:

Segmento de ADN, que contém as instruções para a produção de determinada proteína. Cada função é determinada por um gene diferente. Um gene prejudicado pode causar doenças.

IMUNOCOMPETENTE:

Pessoa que tem o seu sistema imunitário em perfeito funcionamento.

IMUNODEFICIENTE:

Pessoa que tem o seu sistema imunitário afetado, ou mal formado; incapaz de defender o organismo contra as infecções.

LEUCÓCITOS:

São todos o glóbulos brancos – responsáveis pelo sistema de defesas.

HIV:

Human Immunodeficiency Virus (Vírus da Imunideficiência Humana) designação internacional do vírus que provoca AIDS.

GRANDES LÁBIOS:

Pregas simétricas da pele da vulva que ( como lábios) fazem o limite entre a pele (externa) e a mucosa (interna). Sua função é protetora. É a parte mais exterior da vulva.

HEMÁCIAS:

Glóbulos vermelhos do sangue; sua cor deve-se fundamentalmente à presença de hemoglobina na sua estrutura – elemento indispensável para a fixação do oxigênio e do gás carbônico que elas transportam.

LINFÓCITOS:

Glóbulos brancos mononucleares (com um núcleo só), especializados na estruturação organizada do sistema imunitário. Existem dois tipos: B e T.

LINFÓCITOS T4:

Tipo de linfócitoT, responsável pela análise do antígeno e pela mobilização do sistema imunitário.

MACRÓFAGOS:

Glóbulos brancos maiores do que os linfócitos, responsáveis pela fagocitose de qualquer antígeno e pela produção do material de análise utilizado pelos linfócitos T4, na defesa contra eles.

MENSTRUAÇÃO:

Eliminação de parte da parede do útero, preparada para a fecundação que não houve. Ela então se descama e sangra. O fenômeno tem este nome porque ocorre a cada mês aproximadamente (28 dias).

MONTE DE VÊNUS:

É uma proeminência coberta de pêlos, rica em tecido gorduroso, situada acima da vulva.

OVÁRIOS:

Glândulas (são duas) do aparelho reprodutor feminino, situadas simetricamente acima do útero. Nos ovários são produzidos e armazenados os óvulos.

OVULAÇÃO:

Fenômeno de deslocamento de um dos óvulos, armazenados nos ovários, através de uma das trompas. A ovulação caracteriza o período fértil da mulher.

ÓVULOS:

Células reprodutivas femininas, com apenas 23 cromossomos, de forma esférica e muito maiores do que os espermatozóides. São produzidos e ficam armazenados nos ovários. Ao contrário dos espermatozóides, que são fabricados durante a sua vida fértil.

PÊNIS:

Elemento muscular, sensível e erétil, integrante do aparelho reprodutor masculino; é composto de glande (cabeça) e corpo. A glande é recoberta parcialmente por uma pele chamada prepúcio.

PEQUENOS LÁBIOS :

Par de pregas na mucosa externa da vulva; são simétricos, como os grandes lábios, porém menores e mais internos. Sua função também é protetora.

PRÓSTATA:

(ou glândula prostática) Orgão do aparelho reprodutor masculino. Glândula situada abaixo da bexiga, responsável pela correção da acidez do sêmem e pela liquidez e volume.

SÍNDROME:

Conjunto de sinais e sintomas que caracterizam determinadas doenças.

SINTOMAS:

Sinais de alteração no funcionamento normal do organismo(febre, manchas na pele, língua, dores, etc.) que orientam na descoberta da causa da disfunção (diagnóstico).

SISTEMA IMUNITÁRIO:

Sistema que capacita os organismos a identificarem e neutralizarem qualquer antígeno. Seus principais componentes são os linfócitos.

SOROPOSITIVO:

Pessoa cuja testagem do sangue demonstra a presença de anticorpos contra determinada infecção, ou a presença dos próprios antígenos desta infecção.

TESTÍCULOS:

Glândulas do aparelho reprodutor masculino(são duas) situadas na bolsa escrotal (saco), onde são produzidos os espermatozóides.

TROMPAS:

Órgãos do aparelho reprodutor feminino (são dois). Canais de ligação entre os ovários e o útero. Local onde geralmente se dá a fecundação.

ÚTERO:

Órgão muscular com grande capacidade de dilatação, cuja função principal é acolher o embrião, durante a gravidez. Tem a forma aproximada de uma pera de cabeça para baixo. Liga-se aos ovários, através das trompas e à vagina, pelo canal do parto.

VAGINA:

Canal que liga a vulva ao útero. É o órgão feminino da cópula. Durante a fase de excitação, aumenta de comprimento e se lubrifica (fica molhada), sua porção posterior (fundo da vagina) se dilata, enquanto a porção anterior (entrada) se estreita e se contrai durante o orgasmo.

VEIAS:

Vasos que trazem o sangue ao coração. Normalmente carregam sangue rico em gás carbônico (venosos) – exceto quando vêm dos alvéolos dos pulmões; neste caso trazem sangue oxigenado (arterial) As veias têm um sistema de válvulas que impede o sangue de refluir (voltar), já que elas não têm ajuda do bombeamento do coração, pois fazem o caminho inverso nas artérias, indo na direção dele.

VULVA:

Conjunto dos órgãos genitais externos femininos. Fazem parte da vulva, grandes lábios, pequenos lábios, clitóris, abertura externa da uretra, abertura da vagina, os bulbos da vagina e as glândulas vulvovaginais ou de Bartholin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário