Marcadores

domingo, 14 de fevereiro de 2010

As camadas da Terra

A Terra por dentro

A Terra apresenta três camadas: crosta, manto e núcleo.

Crosta – É uma camada fina que cobre o planeta, composta de basalto, nos oceanos, e de granito, nos continentes. A vida se desenvolve na superfície dessa camada.

Manto – É uma camada constituída por minerais ricos em silício, ferro e magnésio.

Núcleo – É a camada mais profunda, é provavelmente constituída de minério de ferro e um pouco de níquel. Sua temperatura e pressão são altíssimas, 5.000ºC, apresenta um diâmetro médio de 6.500 quilômetros.

A terra é divida em: litosfera, astenosfera, mesosfera, núcleo externo e núcleo interno.

Mesosfera – É uma espessa camada sólida com densidade muito superior à das rochas encontradas na superfície terrestre.

Núcleo – a maior parte do núcleo é chamada de núcleo externo e tem consistência líquida. A outra parte, conhecida como núcleo interno, apresenta minerais sólidos.

Litosfera – É formada pela crosta e pela parte superior do manto. Tem consistência sólida e flutua sobre a astenosfera, por causa das rochas fundidas dentro dessa estrutura predominantemente sólida.

Mesosfera – É uma espessa camada sólida com densidade muito superior à das rochas encontradas na superfície terrestre.

Minerais – são substâncias sólidas não orgânicas com composição química definida, encontradas naturalmente na crosta terrestre.

Rochas – São agregados naturais de incontáveis grãos de minerais ou de mineralóides – substâncias amorfas de ocorrência natural – e podem ser constituídas por um ou mais minerais.
A terra apresenta três camadas: crosta, manto e núcleo.



Agora responda:


– É uma camada fina que cobre o planeta, composta de basalto, nos oceanos, e de granito, nos continentes. A vida se desenvolve na superfície dessa camada.
– É uma camada constituída por minerais ricos em silício, ferro e magnésio.
– É a camada mais profunda, é provavelmente constituída de minério de ferro e um pouco de níquel. Sua temperatura e pressão são altíssimas, 5.000ºC, apresenta um diâmetro médio de 6.500 quilômetros. A maior parte do núcleo é chamada de e tem consistência . A outra parte, conhecida como , apresenta minerais .

Respostas:
CrostaMantoNúcleonúcleo externo - líquida - núcleo interno - sólidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário