Marcadores

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Plantas Carnívoras: As Plantas Contra-atacam

Elas são estranhas, porque se contrapõem a regra da natureza. As plantas carnívoras contra atacam, devoram insetos e pequenos vertebrados. São consideras por alguns verdadeira anomalia botânica. Mostram notáveis artimanhas adaptativas que as tornaram verdadeiras especialistas na sobrevivência em alguns solos antes inexplorados por vegetais. São, de fato, uma grande conquista do reino vegetal. São poucas as que realmente comem carne de animais, em especial elas preferem pequenos insetos como moscas, besouros, aranhas, formigas, mas em condições de extrema escassez de alimentos ou até mesmo por descuido de alguns animais, umas poucas espécies atacam pequenos mamíferos, aves e repteis. Mas por que fazem isto?

Resposta: Essas plantas apresentam enzimas digestivas capazes de extrair compostos nitrogenados do animal, pois em geral habitam solos pobres em nitrogênio que é essencial para suas atividades metabólicas normais, como a síntese de clorofila. As proteínas obtidas da digestão de carne animal funcionam, em geral, como complemento alimentar. No entanto, todas realizam fotossíntese, sendo assim, também produzem seu próprio alimento.

Para capturarem suas presas essas plantas apresentam diveras adaptações, algumas até mesmo bizarras: produzem líquidos grudentos, apresentam espinhos, formam barris d’agua com líquidos digestivos e paredes viscosas, imitam a forma de outros insetos, exalam odores para atrair moscas abelhas e besouros, e até mesmo possuem alguns tipos de “presas” que se fecham automaticamente.

Em romances antigos e em filmes ambientados nas misteriosas selvas tropicais, plantas carnívoras são representadas como seres monstruosos que ameaçam devorar as mocinhas indefesas, até serem implacavelmente retalhadas por caçadores com seus facões e espingardas. As apavorantes cenas desses filmes não passam de ficção. Ainda bem!


Algumas curiosidades:

Foram descobertas no século XVIII, pelo botânico inglês John Ellis quando o mesmo se deparou com estranha forma das folhas de Dionaea.

As “presas” presentes em algumas espécies (Dionaea muscipula, por exemplo) são folhas modificadas.

A maior espécie do mundo é: Nephentes rajah.

Maior parte delas são hermafroditas e se reproduzem por sementes.

Drosophyllum lusitanicum apresenta numerosos pêlos grudentos no corpo capaz de prender de uma vez vários insetos.

Algumas sementes, (como a Capsella bursapastoris), são capazes atrair, matar e digerir larvas de mosquito e protozoários. Isto favorece na geminação.



Para saber mais acesse:

Karnivoras.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário